Geral

Realizada audiência pública da Frente Parlamentar do Setor Moveleiro Gaúcho

Empresários entregaram oficio apresentando as demandas do setor. Ainda aconteceu o Fórum de Desenvolvimento Regional.

06 JUN 23

 

O Espaço Inovação da Indumóveis 2023, foi palco de dois grandes eventos na tarde desta segunda-feira (05), no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. A Frente Parlamentar do Setor Moveleiro Gaúcho, criada pela Assembleia Legislativa, promoveu sua primeira audiência pública. Na oportunidade, também foi realizado o Fórum de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul. A agenda fazia parte da programação oficial da feira e foi articulada pelo Prefeito Anderson Mantei e pelo Presidente da Indumóveis 2023, Tito Feix, durante uma reunião em Porto Alegre, onde estiveram convidando autoridades para participar desta 8ª edição da feira.

A audiência pública teve como objetivo debater o futuro do setor moveleiro do Rio Grande do Sul. A atividade foi coordenada pelo Presidente da Frente, o Deputado Estadual, Guilherme Pasin, que falou sobre o momento atual e os desafios para o futuro, “O Rio Grande do Sul é o maior exportador do segmento do país. Somos 2.400 empresas moveleiras no estado, com mais de 40 mil pessoas empregadas no setor. Possuímos regiões consolidadas na produção moveleira e outras em crescimento. É preciso garantir a competitividade do nosso produto e defender o empreendedor que gera riqueza e desenvolvimento”.

Durante a audiência a representante do setor do mobiliário da Fronteira Noroeste, empresária Aline Belaus entregou um oficio apresentando as demandas do setor. Entre os apontamentos está a redução de custos logísticos e melhorias logísticas regionais; Incentivo e capacitação regional para exportação e contatos comerciais de exportação; Redução de custos sobre mão de obra como alguns setores já possuem; Criação de plano de ação para trazer educação e fomento de ensino para dentro das empresas; Redução da carga tributária na produção moveleira e também da produção de bens de capital; Intensificação dos investimentos em cursos técnicos para preparo de mão de obra qualificada, dentre outras. "Levantamos as demandas junto com empresários do setor, e buscamos que a Frente Parlamentar possa nos auxiliar em tais, garantindo o desenvolvimento do setor. A Indumóveis também nos possibilita tais aproximações para que as reivindicações sejam atendidas", enfatizou Aline. 


Anderson Mantei destacou a importância de reunir lideranças para debater sobre o tema, “Mais uma vez estamos juntos na Indumóveis para falar sobre o desenvolvimento econômico do RS e do setor moveleiro do estado e tratar sobre assuntos do interesse da indústria moveleira. É muito importante conhecer as ferramentas que permitem o avanço destas áreas. O nosso objetivo é movimentar o setor da construção civil e dos demais segmentos que também promovem o desenvolvimento de Santa Rosa“. Na oportunidade, as autoridades presentes no evento, parabenizaram o Governo Municipal pelo Programa Habitacional Santa Rosa Verde e Amarela lançado no último sábado, na feira.

Durante o Fórum, o secretário do Desenvolvimento Econômico Regional do RS, Ernani Polo, falou sobre o trabalho realizado, os desafios e oportunidades. “Estamos trabalhando para criar um ambiente de desenvolvimento em todos os setores do nosso estado. Reduzindo burocracias e trazendo facilidades para as indústrias e para os empreendedores. Nosso objetivo é simplificar processos e promover agilidade e dinamismo nas ações desenvolvidas no setor público”.


O presidente da Indumóveis, Tito Feix, ressaltou que a feira também tem o papel de destacar o segmento moveleiro e junto com Assembleia Legislativa, abordar os desafios e traçar ações para o desenvolvimento do setor junto com as autoridades políticas do Rio Grande do Sul. O evento contou com a fala do vice-presidente do Badesul Flávio Lammel que também falou sobre as linhas de crédito e os investimentos realizados no Rio Grande do Sul. No fechamento, foram entregues documentos com as demandas do setor moveleiro da região para o Deputado Pasin.

A Indumóveis 2023 é inovadora, focada em negócios, que visa fortalecer a economia da região Noroeste através do fomento à Engenharia, Mobiliário, Arquitetura, Design e Construção. São 120 expositores, e a feira que acontece até o dia 11 de junho tem perspectiva de receber 50 mil visitantes e gerar R$ 50 milhões em negócios.

Realização

Apoio